Escolha uma Página

Somos GPTW®! Pelo segundo ano consecutivo, a Foursys garantiu o selo oferecido pela consultoria homônima, a Great Place To Work. Além do sentimento de orgulho, a conquista da certificação comprova a preocupação da nossa empresa em construir um ambiente de trabalho cada vez melhor para aquilo que considera mais importante em nossos negócios: as pessoas.

Neste blogpost, você conhecerá um pouco mais sobre o Great Place To Work e alguns dados importantes sobre o seu trabalho e, principalmente, como a Foursys trabalhou para assegurar o selo GPTW® até junho de 2023. Boa leitura!

 

O Great Place To Work e o selo GPTW®

O Great Place To Work (ou “Ótimo Lugar Para Trabalhar”, na tradução livre para o português) é uma consultoria global que apoia empresas de todos os segmentos e portes a obterem melhores resultados por meio de uma cultura movida a três pilares: confiança, alto desempenho e inovação.

Os trabalhos da consultoria foram iniciados na década de 80, quando Robert Levering, um jornalista estadunidense especializado na cobertura de assuntos ligados ao trabalho, resolveu aceitar o desafio de viajar pelos EUA entrevistando, de forma confidencial, funcionários(as) de centenas de organizações.

Sua fascinante jornada o fez desistir de tudo o que fazia para fundar o Great Place To Work com duas conclusões: sim, existem ótimas empresas para se trabalhar; todas podem se tornar um excelente lugar para seus(uas) colaboradores(as) trabalharem.

O selo GPTW® é uma certificação oferecida pelo Great Place To Work para empresas que obtém um resultado satisfatório no que diz respeito a cultura e práticas internas, sempre com foco em pessoas. O questionário em questão é respondido por todos(as) os/as profissionais da organização, gerando assim planos de ação àquilo que deve ser melhorado e, é claro, reconhecendo o que já é bom.

Ser uma empresa certificada com o selo GPTW® é sinônimo de rentabilidade, força e credibilidade no mercado, e alguns dados levantados pela própria consultoria comprovam essa tese. Por exemplo:

  • Colaboradores(as) dessas organizações geram 61% mais de riqueza per capita para as mesmas, apresentando em média metade do turnover voluntário que suas concorrentes;
  • Possuem ações 3 vezes mais rentáveis que o Ibovespa e faturam até 11 vezes mais que a média do seu setor de atuação;
  • São mais atrativas, recebendo (as 150 Melhores Empresas para Trabalhar® do Brasil) aproximadamente 8,6 milhões de currículos no último ano – uma média de 57 mil por empresa.

Até a publicação deste artigo, o Great Place To Work havia certificado, em 2022, 2.307 empresas – num total de 6.019 clientes atendidos. Foram 117.105 práticas avaliadas e o impressionante número de 2.028.849 funcionários(as) impactados.

 

O processo de certificação da Foursys em 2022

Pelo segundo ano consecutivo, a Foursys trabalhou duro na campanha para conseguir novamente o selo GPTW® por acreditar ser uma ferramenta de escuta para todos(as) os/as colaboradores(as) da empresa, além do desejo de ser reconhecida cada vez mais pelas pessoas e pelo mercado como um excelente lugar para trabalhar, atraindo cada vez mais novos clientes, parceiros e profissionais.

Amanda Barreto, head da área de Pessoas & Cultura da Four, reforçou os pontos: “A pesquisa e, consequentemente, a conquista do selo tem uma importância muito grande para nós. É por ela onde conseguimos visualizar a percepção das pessoas que trabalham em nossa empresa, o quanto cada um(a) gosta daqui e o quanto elas percebem nossas iniciativas, ações e cultura de forma positiva. Além disso, essas percepções fazem com que consigamos moldar nossas estratégias visando sempre a necessidade de cada colaborador(a)”.

Quanto ao planejamento da certificação em 2022, a Foursys iniciou já no final de 2021 todo o processo para a jornada concluída em 10/06, com o fechamento da pesquisa. “Logo no início deste ano, a equipe de Pessoas & Cultura e Marketing já começaram a planejar toda a campanha de divulgação da pesquisa”, complementou Amanda.

As etapas do processo passaram pela elaboração do cronograma, validação do mesmo junto ao Great Place To Work definindo a data da pesquisa e a forma de divulgação por parte da área de Marketing. “O planejamento da campanha pré-pesquisa foi fundamental para engajar as pessoas a participarem, mantendo também o engajamento durante e o pós-pesquisa”, explicou a líder.

Um comitê interno, composto por áreas estratégicas, gestores(as) e diretores(as), foi implantado para revisar e entender os pontos da pesquisa e como poderiam contribuir para que as necessidades da Foursys fossem atendidas, personalizando demografia e padronizando dados de acordo com os/as profissionais da empresa.

Por fim, a área de Pessoas & Cultura promoveu lives e webinars dos(as) colaboradores(as) com os founders da Foursys e consultores do Great Place To Work. “Foi uma oportunidade única de colocar todos(as) na mesma página e, ao mesmo tempo, em contato com os nossos fundadores e consultores(as) do GPTW”, explica Amanda.

Como resultados obtidos, a Four apresentou avanço no índice de participação na pesquisa e no índice de favorabilidade e confiança, aumentando em um ponto a média comparado ao ano anterior (90 a 91). De acordo com benchmarking da própria Great Place To Work, com base nos dados da pesquisa de 2021, obtivemos a mesma pontuação das 10 melhores empresas para se trabalhar em TI. Segundo Amanda, “os resultados ficaram ainda melhores a partir da pesquisa de 2021, quando tivemos a oportunidade de oferecer um canal importante para escutar todos(as) os/as nossos(as) profissionais e, a partir disso, construirmos juntos(as) uma Four cada vez melhor para nós”.

Mas não paramos por aí. A partir de agora, nossa missão é colocar em prática tudo o que foi filtrado como oportunidades de melhorias pelas pessoas – não deixando de olhar, logicamente, para a jornada de certificação do próximo ano.

 

O que significa trabalhar na Foursys?

Encerrando esse blogpost comemorativo, apresentamos o depoimento de três de nossos(as) colaboradores(as) respondendo à seguinte pergunta: o que significa trabalhar na Foursys?

A tech recruiter Larissa Lima compartilhou que “é ter a sua opinião sempre respeitada, fazendo parte de uma equipe brilhante e com um ambiente incrível, com ótimos recursos e apoio para a carreira e também para a vida pessoal”.

Para o Romulo Duarte, analista de negócios, “trabalhar na Foursys significa ter sempre a oportunidade de estar em desafios globais que estão na vanguarda da inovação tecnológica em um ambiente que respeita valores humanos, éticos e de equidade”.

Por fim, a gerente de TI Sibely Brandani respondeu que “significa ser tratado(a) de forma humanizada e de estar sempre entre amigos(as). É poder aprender, crescer e aprimorar conhecimentos sendo feliz no trabalho”.

 

Leia mais

Dados como conhecimento: o que é a cultura data driven?

Phygital, IoT e o futuro da experiência de futuro das pessoas

A IA, a RA e o metaverso como o presente e o futuro da tecnologia